Artigos

Dicas Carros&Consórcios – Óleos, Fluidos e Peças

Dicas - Carros e Consórcios - Ailson Lino
Seu Carro merece cuidados especiais. Confira aqui um conteúdo que pode te ajudar a cuidar e aprender mais sobre ele.

 

Óleo

Dicas Carros & Consórcios - Ailson LinoÉ um dos principais componentes para o correto funcionamento do motor. Ele é responsável por lubrificar as peças evitando desgaste prematuro e o superaquecimento.

É necessário substituí-lo em intervalos de tempo e quilometragem recomendados pelo fabricante, pois com o tempo o óleo diminui sua eficácia pela quantidade de quilômetros rodados e pela contaminação por outras substâncias contidas no motor.

A maioria dos fabricantes recomenda a substituição a cada 10.000 Km ou 6 meses para veículos de uso convencional. Sempre utilize óleos homologados.


Dicas Carros & Consórcios - Ailson LinoAs velas de ignição têm como finalidade a emissão de centelhas, que são responsáveis pela queima de combustível no motor no momento certo. Quando danificadas causam falhas na aceleração, perda de potência, dificuldade de partida no motor e aumento do consumo de combustível. Recomenda-se a substituição a cada 40.000 km e lembre-se também de checar as condições dos cabos de vela.

 


Dicas Carros & Consórcios - Ailson LinoO filtro de óleo do motor é responsável por manter o óleo livre de impurezas, eliminando resíduos de combustão e partículas de metal que são geradas pela fricção de suas peças internas. Se danificado causa perda de potência e compromete o funcionamento do motor.

O filtro de ar é responsável por evitar que pó e outras impurezas entrem na câmara de combustão do motor. Utilizar um filtro gasto ou de má qualidade pode gerar perda de potência e superaquecimento do motor, além de aumento na emissão de poluentes do ar.


Dicas Carros & Consórcios - Ailson LinoO filtro de combustível retém a passagem de partículas contaminantes que possam estar no tanque de combustível de seu veículo. O filtro quando prejudicado afeta diretamente o desempenho do sistema de injeção, comprometendo também a potência, aumento do consumo de combustível e podendo causar desgastes prematuros nos componentes do motor.

Siga a recomendação do plano de manutenção de seu veículo para a troca periódica deste componente ou peça para o Consultor Técnico avalia-lo sempre que necessário.


Dicas Carros & Consórcios - Ailson LinoAs pastilhas de freio executam a frenagem do veículo por meio do atrito com o disco de freio. Ambos são desenvolvidos com materiais específicos para suportar altíssimas variações de temperatura. Fique atento a ruídos e perda de desempenho nas frenagens. Pastilhas de freio não homologadas podem causar desgaste excessivo do disco, alto nível de ruído e falhas de frenagem que podem comprometer a sua segurança.


Dicas Carros & Consórcios - Ailson LinoO filtro do ar-condicionado ou filtro de poeira e pólen, como também é conhecido, retém odores e fumaças que possam entrar na cabine do seu veículo.
O filtro, quando gasto ou entupido, pode prejudicar o funcionamento do sistema de ventilação e ar-condicionado, causando a proliferação de bactérias e fungos que, além de gerarem mau cheiro, podem causar doenças respiratórias.