Notícias

Nova Fiat Strada “cabine plus” será o nome da versão de duas portas da picape

Nova Fiat Strada

Modelo oferece 150 litros de espaço atrás dos bancos para levar pertences dentro da cabine.

Se a principal novidade da Strada 2021 é a versão cabine dupla com quatro portas, o modelo de cabine simples também terá atrações próprias. Nas primeiras imagens divulgadas pela Fiat, já tínhamos percebido a presença de uma janelinha lateral depois da porta, dando a entender que se se tratava de um meio caminho entre uma cabine simples e uma estendida. Isso, de fato, é o que vai acontecer. A Fiat confirma hoje (24) que o modelo será chamado de “cabine plus”.

Nova Fiat Strada "cabine plus" - Carros e Consórcios - Ailson Lino

A ideia da nova Strada é oferecer mais espaço na cabine, seja na “plus” ou na dupla. Por isso, enquanto a dupla passou a ter quatro portas e capacidade para 5 ocupantes, a “plus” vai assumir o lugar da cabine simples com uma capacidade de 150 litros para pertences atrás do bancos. Não chega a ser o mesmo “porta-malas” oferecido pela antiga versão de cabine estendida (300 litros), mas é o dobro da cabine simples atual (75 litros). Uma das mudanças, inclusive, foi a retirada do suporte do estepe da cabine, com o pneu reserva passando a ficar embaixo da caçamba. Para evitar furtos, a Fiat diz ter desenvolvido um novo sistema que promete dificultar a vida da bandidagem.

Se a cabine ficou maior, a caçamba da nova Strada de duas portas também cresceu em volume e capacidade de carga: foi dos 1.220 litros e 705 kg da atual para 1.354 litros e 720 kg na nova, respectivamente. A caçamba agora mede 1,71 metros de comprimento, 3 cm mais do que a geração anterior. Já a tampa manteve a abertura convencional para baixo, mas ganhou amortecimento para reduzir em 60% o esforço ao abrir ou fechar.

Nova Fiat Strada "cabine plus" - Carros e Consórcios - Ailson Lino

A Strada Cabine Plus será oferecida em duas versões de acabamento. A primeira, Endurance, será mais destinada ao trabalho, mantendo o motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm de torque e a direção hidráulica. Já o modelo Freedom, voltado ao lazer, emprega o novo 1.3 Firefly do Argo, com 109 cv e 14,2 kgfm, além da direção elétrica. O câmbio será sempre manual de 5 marchas e as duas trarão de série o controle de estabilidade com auxílio de partida em rampas.

Já na posição de acesso à gama, a Fiat vai manter por enquanto a versão Hard Working da Strada atual, que poderá ter seu preço reposicionado para se integrar melhor à linha – a expectativa é que os valores da nova geração variem de R$ 65.000 a R$ 88.000, conforme apuramos na semana passada junto a concessionários. O lançamento oficial da Strada 2021 acontecerá na próxima sexta-feira, dia 26, quando enfim saberemos os preços oficiais da picape.

Fonte: motor1.uol.com.br